13 de fevereiro de 2015

Tudo que Um Geek Deve Saber



http://www.editoranovasideias.com.br/media/upload/livro/livro/tudo-que-um-geek-deve-saber-frente.jpg.1000x1353_q85_crop.jpg
Tudo que Um Geek Deve Saber
Autor: Ethan Gilsdorf
Editora Novas Ideias
Número de Páginas: 432
Onde Comprar: Saraiva
Sinopse: Tudo que um geek deve saber - O que significa ser um geek?

Por intermédio das suas reflexões e da viagem que decidiu fazer, Ethan Gilsdorf conta não somente a sua história, mas a da cultura pop. Jogador, na adolescência, de Dungeons & Dragons e fã de J. R. R. Tolkien, ele pegou a estrada para ir ao encontro de sua família . Nesse incrível tour, o autor viaja para a cidade natal do criador de D&D, Gary Gygax, veste uma fantasia para participar de um RPG e usa trajes medievais para encenar uma guerra em um encontro de nerds.
Ao longo de sua jornada, Ethan ainda visita as obras do castelo francês Guédelon, uma incrível fortaleza medieval que está sendo construída hoje com os mesmos recursos utilizados no passado, e viaja para a Nova Zelândia, onde conhece as locações das filmagens de O Senhor dos Anéis. Acompanhe Ethan Gilsdorf nesta jornada sem precedentes, que traz para a realidade a paixão pela fantasia e pelos jogos. 

Minha Opinião:  Tudo que Um Geek Deve Saber traz em sua premissa a aventura de Ethan Gilsdorf, o autor do livro, para descobrir o que encanta, fascina e mantém por anos o amor de vários geeks por universos imaginários e tudo que compõe o mundo de geeks e nerds.

Depois de perder sua mãe para uma grave doença, Ethan foi apresentado ao mundo do Dungeons & Dragons (também conhecido por D&D) por um vizinho que logo se tornou seu amigo e assim ele teve sua escapatória do mundo real a partir de um jogo de tabuleiro. Fazendo desenhos, criando personagens, passando noites e noites praticando sua imaginação.

É quando Ethan cresce e deixa todo o mundo que aprendeu a amar para trás que nossa história realmente começa. Com um relacionamento meio ruim, a fase adulta muito complicada, um emprego ruim temos o autor sentindo saudades da época em que jogava D&D.

Querendo entender a propagação dos geeks e nerds e porque adultos ainda continuavam viver num mundo imaginário, Ethan embarca numa viagem de redescoberta de si mesmo e por suas paixões. Desde os fãs aficionados por Senhor dos Anéis até o mundo de cosplay acompanhamos Ethan redescobrindo seu amor pelo mundo geek e finalmente compreendendo o que sempre lhe encantou em sua vida.

A diagramação do livro é muito bem feita. Ao começo de cada capitulo temos explicações sobre o jogo Dungeons & Dragons assim como fotos dos dados utilizados no jogo. Ethan também disponibilizou fotos de vários momentos da sua vida e do jogo em si.

Não vejo esse livro como uma exposição do mundo nerd, Ethan propôs em seu livro o que sempre lhe incomodava em relação ao amor que sentia por aquele mundo e a vida real. Sua vida sempre parecia incompleta, mas ele também tinha medo do julgamento da sociedade sobre o mundo que ele sempre amou.

Sendo do mundo nerd ou não, creio que a maior mensagem de Ethan em seu livro é sobre nos aceitarmos para sermos felizes acima de tudo, independente da mente da sociedade. O sucesso do livro é totalmente viável. Um homem que descobriu os prazeres da fantasia, que aceitou seu mundo.

 

 


←  Anterior Proxima  → Página inicial

1 comentários:

  1. Olá, parabéns pela sua resenha! Esse não é o tipo de livro que chama minha atenção, acho muito interessante que é sobre a vida do autor e nos é apresentado tudo que ele passou... mas não é meu gênero favorito, mas isso não impede que um dia eu leia e quem sabe mude de ideia!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir