23 de janeiro de 2015

Vermelho Como O Sangue



http://www.editoranovoconceito.com.br/media/upload/livro/livro/vermelho-como-sangue-frente_1.jpg.1000x1353_q85_crop.jpg
Vermelho Como O Sangue
Autora: Salla Simukka
Editora Novo Conceito
Número de Páginas: 240
Onde Comprar: Saraiva\Submarino
Sinopse: No congelante inverno do Ártico, Lumikki Andersson encontra uma incrível quantidade de notas manchadas de vermelho, ainda úmidas, penduradas para secar no laboratório de fotografia da escola. Cédulas respingadas de sangue.

Aos 17 anos, Lumikki vive sozinha, longe de seus pais e do passado que deixou para trás. Em uma conceituada escola de arte, ela se concentra nos estudos, alheia aos flashes, à fofoca e às festinhas dominadas pelos garotos e garotas perfeitos.

Depois que se envolve sem querer no caso das cédulas sujas de sangue, Lumikki é arrastada por um turbilhão de eventos. Eventos que se mostram cada vez mais ameaçadores quando as provas apontam para policiais corruptos e para um traficante perigoso, conhecido pela brutalidade com que conduz os seus negócios.

Lumikki perde o controle sobre o mundo em que vive e descobre que esteve cega diante das forças que a puxavam para o fundo. Ela descobre também que o tempo está se esgotando. Quando o sangue mancha a neve, talvez seja tarde demais para salvar seus amigos. Ou a si mesma.

Minha Opinião: No começo do livro temos um assassinato, uma mulher está morta e seu sangue se espalha pela neve enquanto alguns jovens encontram um saco de dinheiro sujo de sangue e resolvem lavar e colocar para secar na câmara escura da escola em que estudam para gastarem depois.

A protagonista do livro chama-se Lumikki Andersson (que significa Branca de Neve em finlandês) e encontra essas notas penduradas para secar no laboratóriode fotografia da escola. Cédulas manchadas de sangue, no começo, ela fica apreensiva quanto ao que deve fazer, mas decide ignorar o fato e andar despercebida como sempre fez em toda sua vida.

O que acontece é que Lumikki descobre quem é o aluno que deixou as notas e começa a seguí-lo indo direto para três pessoas: Elisa, Tuukka e Kasper. Os três jovens encontraram a sacola de dinhero com sangue e resolveram pegar e dividir entre os três.

O que era para ser apenas uma coisa adolescente, acabou se revelando uma grande bola de neve onde os jovens pedem para Lumikki ajudar a resolver o que parece ser uma grande conspiração envolvendo traficantes e policiais. Revelar mais do que isso seria spoiler sobre o livro.

Os personagens são comuns, exceto por Lumikki. A protagonista tem uma mania de analisar linguagem corporal, expressão facial, se infiltrar e passar despercebida. Bem incomum para sua idade, a autora propõe como explicação para esses fatores que a personagem tem um passado conturbado. Isso pode incomodar os mais céticos durante a leitura.

Os capítulos são curtos e o ponto de vista é trocado entre Lumikki, alguns traficantes e Elisa. A personagem surgiu com insegurança e depois acompanhamos seu crescimento pessoal, também é a personagem na qual mais nos apegamos durante a história por passar um lado mais emocional.

As descrições não são cheias de enrolações. O que pode acabar sendo mais estranho são alguns pensamentos da protagonista.

O livro tem uma história ousada e uma proposta interessante, mas não consegui gostar da protagonista. Mesmo assim, a leitura é fácil, fluída e possui um suspense muito bem construído.



 

←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário