10 de janeiro de 2015

Se Eu Ficar



Se Eu Ficar
Autora: Gayle Forman
Editora Novo Conceito
Números de Páginas: 224
Onde Comprar: Saraiva/Submarino 
Sinopse:   Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.



Minha Opinião:  Há uma profundidade nesse livro. Mesmo que ao terminar a leitura você decidir que não gostou da história em si, não poderá negar o tamanho da profundidade nas questões que a autora coloca em pauta. A primeira reflexão é sobre destino, sobre planos que as pessoas tendem a ficar animadas e de repente um simples fator (no caso do livro acidente de carro) pode alterar todos os trajetos que construimos.

Numa manhã de neve, Mia sai com sua família para um passeio de carro que termina com um acidente, somos impactados logo nas primeiras páginas e então a história começa na mente de Mia. Tentando aceitar sua nova condição, a personagem que é um espirito dentro do hospital começa a relembrar os momentos mais especiais em sua vida: conversas com amigos, o amor por Adam e o início do seu amor pela música e violoncelo.

Enquanto o espiríto de Mia vaga pelo hospital, seus entes queridos tentam encontrar conforto e Adam tenta ver sua namorada. Passamos a ver toda a histórias importantes na vida de Mia e compreender todos seus personagens, a personagem em si é muito decidida e também muito insegura. Apesar de tomar suas decisões não voltar atrás com o que decidiu ela também fica sempre insegura em relação ao que escolheu.

A diagramação do livro está muito bem feita. Não lembro de ter encontrado nenhum erro de português e a editora também deixou entrevistas com os atores do filme e o primeiro capítulo do livro que continua essa história.

É uma história de fácil leitura, mas cheia de reflexões. Você irá terminar em um dia, mas pensará no livro durante semanas tentando entender e compreender fatores que se passam no nosso cotidiano e que nos fazem questionar.

Gayle Forman trouxe uma história de amor, reflexão e acima de tudo uma história sobre escolhas.











←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário