17 de abril de 2014

Azul da Cor do Mar



Azul da Cor do Mar
Azul da Cor do Mar
Autora: Marina Carvalho
Editora Novo Conceito
Número de Páginas: 334
Onde Comprar: Saraiva/Submarino
Sinopse: ACASO, DESTINO ou LOUCURA? No caso de Rafaela, Pode ser tudo isso junto. Para alguém como ela, nada é impossível. Rafaela sonha desde a adolescência com o garoto que viu uma vez, perto do mar, carregando uma mochila xadrez... A idéia fixa não a impediu, porém, de ser uma menina alegre e muito decidida. Ela quer ser jornalista, e seu sonho está se concretizando: Rafaela Vilas Boas (um nome tão imponente para alguém tão desajeitado) conseguiu um estágio no melhor jornal de Minas Gerais. Mas, como estamos falando de Rafa, alguma coisa tinha que dar errado. O jornal é mesmo incrível, mas seu colega de trabalho, Bernardo, não é a pessoa mais simpática do Mundo. Em meio a reportagens arriscadas – e alguns tropeços -, Bernardo acaba percebendo, contra a sua vontade, que Rafaela leva jeito para a coisa... E que eles formam uma dupla de tirar o fôlego. Mas e a mochila? E o garoto, o envelope, as cartas? Um dia a estabanada Rafaela vai ter que se libertar dessa obsessão. 


Minha Opinião: Esse é o novo livro da Marina Carvalho e alguns vão querer me matar nessa afirmação, mas essa é minha opinião: melhor do que Simplesmente Ana. Não me entenda mal, o livro da princesa é um excelente livro, mas existe algo na narrativa em primeira pessoa que não me agrada e se o autor não me convencer posso amar o livro, mas terei receio em certas partes.


Imaginei que por ser em primeira pessoa esse livro traria a narrativa parecida com Simplesmente Ana. Que engano! O livro é demais em todos os sentidos: personagens, trama, enredo, narrativa e estrutura. Marina trabalhou cada personagem que passa pelo livro até aqueles que não tem grande importância passou um trabalho delicado, pois podemos perceber suas personalidades e objetivos dentro da trama.

A história se inicia quando Rafaela tem onze anos e vê um garoto carregando uma mochila xadrez e deixando uma carta no mar em Iriri onde passava suas férias. O garoto de olhos azuis nunca mais saiu da sua mente e a protagonista iniciou uma paixão platônica e adolescente pelo garoto da mochila xadrez. Esse fato foi determinante para ela estar de certa forma ligada ao garoto e suas escolhas ainda são baseadas nesse amor, durante todo o livro acompanhamos cartas ou poemas escritos para ele.

Quando a história se inicia Rafaela está cursando Jornalismo e está com vinte e um anos, morando com dois de seus três irmãos mais velhos. Indicada pela professora para ser estagiária na Folha de Minas, ela vai até lá acreditando de que a vaga seria sua, seus sonhos se realizariam e ficaria feliz para sempre. Não foi isso o que aconteceu, em partes, ela conseguiu ficar com jornalismo investigativo, mas junto com isso veio Bernardo. Lindo, olhos azuis, carrancudo, mal-educado, considerado o melhor na sua profissão, mas gosta de trabalhar sozinho e isso acaba não acontecendo quando a nova estagiária vai ser sua parceira.

Gostaria de revelar muito mais para vocês, mas cada detalhe é algo que tem que ser aproveitado durante a leitura. O final do livro não era difícil de adivinhar, mas mesmo sabendo como terminaria toda aquela bagunça onde os personagens se meteram foi muito bom rir, sorrir e ter ataques do coração durante a leitura (isso mesmo prepare um remédio).

A capa, a diagramação entre outros detalhes do livro são lindos, fofos e demais. Cada capítulo se inicia com uma dica para jornalistas e achei isso muito legal, principalmente porque acompanhamos a história inteira num editorial jornalístico. Fonte para história e fonte para cartas, teve diferença e ficou excelente.

Em suma, Azul da Cor do Mar é uma leitura recomendada para todas as pessoas, a narrativa é leve, divertida e você pode ler rapidinho (nem vai ver o tempo passar), o melhor de tudo é que a autora te presenteia com dias lindos imaginando um Bernardo.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

1 comentários:

  1. Oii tudo bem ?
    Só vejo elogios falando desse livro, parece ser bem legal. Quem sabe quando terminar a pilha de livros que eu já tenho que ler por aqui, eu tb leia esse,,,
    Ótima resenha

    Beijos, Ivana
    http://omundinhoderebecca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir