17 de junho de 2013

O Guardião



O Guardião
O Guardião
Autor: Nicholas Sparks
Editora Arqueiro
Número de Páginas: 352
Onde Comprar: Submarino/Saraiva 
Sinopse: Quarenta dias após a morte de seu marido, Julie Barenson recebe uma encomenda deixada por ele. Dentro da caixa, encontra um filhote de cachorro dinamarquês e um bilhete no qual Jim promete que sempre cuidará dela. Quatro anos mais tarde, Julie já não pode depender apenas da companhia do fiel Singer, o filhotinho que se tornou um cachorro enorme e estabanado. Depois de tanto sofrimento, ela enfim está pronta para voltar a amar, mas seus primeiros encontros não são nada promissores. Até que surge Richard Franklin, um belo e sofisticado engenheiro que a trata como rainha. Julie está animada como havia muito tempo não sentia, mas, por alguma razão, não consegue compartilhar isso com Mike Harris, seu melhor amigo. Ele, por sua vez, é incapaz de esconder o ciúme que sente dela. Quando percebe que o desconforto diante de Mike é causado por um sentimento mais forte que a amizade, Julie se vê dividida entre esses dois homens, ela tem que tomar uma decisão. Só que não pode imaginar que, em vez de lhe trazer felicidade, essa escolha colocará sua vida em perigo. O Guardião contém tudo o que os leitores esperam de um romance de Nicholas Sparks, mas dessa vez ele se reinventa e acrescenta um novo ingrediente à trama: páginas e mais páginas de suspense.


Minha Opinião: O Guardião é um thriller. Apesar do elemento suspense estar presente em outros livros de Nicholas Sparks, O Guardião me surpreendeu por ser um romance e também um thriller. Nicholas Sparks aqui está numa escrita madura e depois de pesquisar em seu site fiquei sabendo que esse foi o trabalho mais difícil de sua carreira e consigo imaginar o porque.

No prólogo do livro somos apresentados a Julie que acabou de perder o marido e receber um cachorrinho dinamarquês como presente de seu falecido marido. Então a história se inicia e somos apresentados há mais personagens como: Henry (irmão de Mike), Mike, Emma (esposa de Henry), Richard (interesse amoroso de Julie) entre outros. 

Mike era o melhor amigo do marido de Julie e também o fiel escudeiro dela. Sempre que algo acontecia Julie chamava Mike para lhe ajudar, apesar de estar apaixonado por ela e morrendo de ciúmes do novo par romântico de Julie, Mike não nega. E nessas idas e voltas entre amizade, consertos, pizzas e risadas os dois vão percebendo que mesmo com grandes diferenças os dois, obviamente, estão perdidamente apaixonados.

Richard é um psicopata. Seus pensamentos e suas atitudes deixam o leitor de cabelo em pé, seus traumas e sua infância moldaram um homem amargo e louco disposto a qualquer coisa pelo que quer.

Julie e Mike sentem um grande carinho por Singer e o cão parece retribuir e algumas vezes os dois sentem que o cachorro está falando com eles. Singer é uma peça essencial da trama e novamente aconselho não ler a última página antes de iniciar o livro. Não estragaria toda surpresa, é claro, mas lhe deixaria com boa metade da trama resolvida.

E qual é a graça de ler um livro sabendo todos os dilemas e conflitos?

Henry é um personagem forte e me identifiquei fortemente com sua personalidade e seu jeito. As piadas vem na hora certa e ele está sempre pronto para apoiar Mike em qualquer que for o problema, uma amizade sincera e linda entre dois irmãos que mesmo sendo uma trama secundária é parte principal do amadurecimento de Mike.

Nicholas Sparks nos presenteia com páginas e mais páginas de puro suspense e não é possível largar o livro. E quem vai querer largar, não é?

←  Anterior Proxima  → Página inicial

17 comentários:

  1. Nossa a história é bem diferente do que eu imaginei, e muito interessante. Logo se nota o porque que esse livro foi o mais difícil de escrever. Nicholas é surpreendente :)

    Beijos!
    http://viajantesdaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Vanessa!
    Sou "sparkiniana", fã de carteirinha.
    e essa nova fase do NS está mesmo surpreendente, romance com a pegada thriller é mtoooo interessante, envolvente e emocionante.
    E a gente fica a torcida :))
    bjss

    ResponderExcluir
  3. Oi Vanessa!
    Ameeeeei mtooooo a história do Singer na trama da Julie e do Mike *-*
    Amoooo cães e isso faz toda a diferença para que eu me apaixonasse pela narrativa.
    Concordo com vc, Singer é uma peça essencial no quebra cabeças do enredo.
    bjss

    ResponderExcluir
  4. Todos os livros do Nicholas que li, eu amei. E o mais interessante é que todos tem uma ótima proposta, tem um assunto real para refletir. Acho que é por isso que gosto tanto dos livros dele!

    Beijos!
    http://viajantesdaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Singer parece ser mesmo bem importante para trama! Cachorro nas histórias são sempre o máximo rsrsr

    Beijos!
    http://viajantesdaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Bruna!
    Li mts livros do NS. Sou fã de carteirinha rs
    Comecei com Diário de uma Paixão, Um amor para recordar, Noites de tormenta, A Última Música, Querido John, O Casamento e A escolha.
    Esses considero da primeira fase do autor.

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Tb assisti os filmes, Diário de ua Paixão, Um amor para recordar, Noites de Tormenta, A Última Música, Um homem de sorte(esse já considero dessa 2ª fase), e Querido John.

    ResponderExcluir
  8. Ahhh claro que os livros são beeem melhores que os filmes, mas, Querido John, na minha opnião, o filme foi melhor!
    O final do filme não tem no livro e é beeeem bacana!
    Adorei! :))

    ResponderExcluir
  9. Qd todos já achavam que NS estava mto igualzinhoo :/
    ele se reinventou e numa releitura surge a 2ª fase: Um homem de sorte, Uma curva na estrada, Um Porto Seguro e O Guardião.

    ResponderExcluir
  10. Tem até quem diga que as capas são parecidas e que em um livro de NS da 1ª fase alguém sempre morre no final deixando a gente se acabando de chorar.
    Na 2ª fase o luto está presente no início do livro e todo um triller se apresenta, com fatores psicológicos e somos presenteados com a superação, o crescimentos dos personagens, a evolução da trama.

    bjss

    ResponderExcluir
  11. Em O Guardião o psicopata está bem delineado, temos os protagonitas envolventes, o cãozinho que é um fofoooo, uma narrativa que prende do início ao fim.
    E que surpreende a medida que a trama cresce.
    Recomendadíssimo!
    Já deu para perceber que amoo NS, não é mesmo ???
    =DD

    bjss

    ResponderExcluir
  12. Acho que de todos que já li, A Escolha foi o que mais me marcou, não foi o primeiro que eu li, mas esse é um livro inesquecivel pra mim.

    Beijos!
    http://viajantesdaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. As capas são praticamente todas perfeitas, combina com a história e são bem chamativas também!

    Beijos!
    http://viajantesdaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Os filmes geralmente não tem o mesmo toque especial que os livros, sempre acho que falta algo. Mas mesmo assim são surpreendentes. Amo todos, Nicholas Sparks é um escritor incrível!

    Beijos!
    http://viajantesdaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Acho que um dos primeiros livros que li do NS foi O Milagre. E eu tenho um carinho muito especial por ele!

    Beijos!
    http://viajantesdaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Quero muito ler o Guardião, me parece ser bem diferente dos outros livros!

    Beijos!
    http://viajantesdaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Essa resenha está demais, pude conseguir entender com clareza a proposta do livro!

    Beijos!
    http://viajantesdaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir