29 de abril de 2013

Escola: Os Piores Anos da Minha Vida




Escola: Os Piores Anos da Minha Vida
Escola Os Piores Anos da Minha Vida
Autor: James Patterson e Chris Tebbetts
Editora Arqueiro
Número de Páginas: 288
Onde Comprar: Saraiva/Submarino
Sinopse: É o primeiro dia de aula em sua nova escola, mas Rafa Khatchadorian já sabe que será o pior ano de sua vida. Como se não bastassem seus problemas em casa, agora ele terá que descobrir como sobreviver ao sexto ano. Por sorte, Rafa bolou o melhor plano de todos os tempos: ele se propôs a quebrar todas as regras do colégio, valendo pontos. Porém, professores, pais e valentões não curtiram essa ideia mirabolante. Será que o plano vai passar de mágico a trágico? 

Minha Opinião: Eu esperava um livro infantojuvenil meio bobo. Por falar do sexto ano e esse terror imaginei algo ao estilo Todo Mundo Odeia o Chris, mas o que encontrei foi um livro divertido, engraçado, irreverente e muito gostos de ler. 

Por conhecer James Patterson apenas em livros de suspense e investigação tive certo receio em aceitar uma obra para uma faixa etária diferente das que costumo encontrar.

O livro conta a história de Rafael Khatchadorian que está para começar o sexto na Escola Municipal de Hills Village ou para os mais próximos, Rafa lhe dá o "carinhoso" apelido de Prisão de Segurança Máxima. O personagem é muito criativo e vive com sua irmã Georgia, a caçula (enxerida, birrenta, bem mesmo o jeito de irmã caçula), sua mãe e Urso. Urso é um padrasto muito folgado que consegue ser mais insuportável do que muitos personagens que já li. E por último temos Léo Caladão, o melhor amigo de Rafa que está envolto num mistério muito interessante.

 O sexto ano de Rafa é bem maluco. Por achar regras e o medo do novo ano, ele cria uma espécia de jogo para se divertir: pegando todas as regras da escola, ele decide quebrá-las fazendo pontos com isso, tendo pontuação extra e apenas três vidas que poderia perder caso algo saísse errado. Mas no meio dessa loucura, Rafa descobrindo coisas e efetuando coisas novas como: enfrentar a professora dragão, se apaixonar pela garota popula e enfrentar Miller, o valentão da escola. Com muita diversão e imaginação ele cria a famosa Operação R.A.F.A.

R. Regras 
         A. Atrapalham a
   F. Felicidade
A. Alheia

As ilustrações do livro são muito bem desenvolvidas e intercala com a história e a imaginação do protagonista Rafa. James Patterson mostrou um lado que eu não conhecia, com muito humor ele tratou de temas como bullying, amizade, esperança e por estranha que pareça amor. Há um toque de amor na relação de Léo, Rafa e sua mãe, principalmente pelo segredo que eles compartilham entre si.

E como o própria Rafa afirma: as pessoas vivem dizendo quanto é ótimo crescer e esquecem da beleza natural de viver cada momento com muito humor e alegria. Um livro super recomendado!



←  Anterior Proxima  → Página inicial

14 comentários:

  1. Acho que esse não é um tipo de livro que me atrai, mas eu não resisto a uma comédia rsrs. Fiquei curiosa e com vontade de ler! Ótima resenha!

    Beijos!
    http://viajantesdaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não parece só que o sexto ano é maluco, parece que o Rafa é maluco kkkkk
    Deve ser um livro divertidíssimo para ler :)

    ResponderExcluir
  3. Realmente pela capa e sinopse parece algo meio bobo, mas pelo que você fala na resenha é um livro totalmente alegre, alto astral! Quero muito ler!

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante de tudo q li. Parece ser bem divertido e leve, bem o q eu quero nesse momento!!! Vou ler,.com certeza....

    ResponderExcluir
  5. Já havia visto esse livro, e de começo não gostei, pois acreditava que iria ser um livro de um rapaizinho sofrendo bulling todos os dias e indo pra casa com medo, mas pela sua resenha vi que não é bem assim.

    Espero ter a oportunidade de lê-lo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente parece bobo quando se vê a sinopse, mas é um ótimo livro com temas bem expressos e engraçados

      Excluir
  6. Ahhhhhhhhhhhh quero tanto ler \o/
    Acredito que seja um livro bem bacana, rápido e descontraído para se ler. Com certeza me encantei \o/

    ResponderExcluir
  7. Também tive os mesmos receios quando comecei a ler esse livro! Mas realmente é um bom livro, dei várias risadas e foi muito nostálgico lembrar da fase escola! Vale a pena ler!

    ResponderExcluir