9 de julho de 2012

Garotas de Vidro



Garotas de Vidro
Garotas de Vidro
Autora: Laurie Halse Anderson
Editora Novo Conceito
Número de Páginas: 272
Onde Comprar: Saraiva/Submarino
Sinopse: “Lia e Cassie são amigas há anos, ambas congeladas em seus corpos. No entanto, em uma manhã, Lia acorda com a notícia de que Cassie está morta, e as circunstâncias de sua morte ainda são um mistério. Não bastasse isso, Cassie tentara falar com Lia momentos antes, para pedir ajuda. Lia tem de lidar com o pai, que é um renomado escritor, sua madrasta e a mãe, uma cardiologista que vive ocupada, salvando a vida dos outros. Contudo, seu maior tormento é a voz dentro de si mesma, que não a deixa se esquecer de manter o controle, continuar forte e perder mais, sempre perder mais, e pesar menos. Bem menos.”

Minha Opinião: Com sentimentos muito bem trabalhados, a autora faz o leitor se envolver intensamente com os problemas da protagonista.

Um livro maduro com uma personagem que sobre anorexia e a outra bulimia, de forma psicológica o livro retrata como problemas como esses podem levar a automutilação e até a morte.

Lia tem anorexia, come somente de vez em quando, só para escapar do controle dos pais e da madrasta, principalmente por já ter sido internada em clínica duas vezes. Sua amiga, Cassie, tinha bulimia. Amigas desde a infância, estavam juntas para tudo, até na busca da magreza. E para ela, ser forte é resistir às comidas que deseja... 

Lia começa a confundir realidade com fantasia devido à sua fraqueza, para se controlar em relação à comida ela apela para o autoflagelo. O tempo todo vemos as atitudes dela referente à morte de Cassie, à alimentação e sua obsessão de contar as calorias e todos os sentimentos em relação aos pais e as outras pessoas a sua volta. Às vezes ela volta ao passado e conta momentos que passou com Cassie ou na clínica de recuperação. 
 O que a autora passa ao leitor é a forma de pensar, a gravidade dos transtornos alimentares e a que ponto eles podem chegar. A autora se utiliza muito bem da mente de Lia, utilizando a fantasia e a realidade como forma de fuga para comida, evitar que coma cada vez mais.

Com uma habilidade emocionante, Garotas de Vidro é um livro maduro sobre as consequências da busca pelo emagrecimento excessivo




←  Anterior Proxima  → Página inicial

1 comentários: