20 de dezembro de 2011

Confissões de Um Turista Profissional



Confissões de um turista profissional
Confissões de Um Turista Profissional
Autor: Kiko Nogueira
Editora Novo Conceito
Onde Comprar: Saraiva/Submarino
Sinopse: Quem gosta de viajar, e viaja mesmo (isto é, não faz turismo pra inglês ver), sente uma vontade danada de falar a verdade sobre os lugares que visitou.
Coisas como: vale a pena todo aquele trabalho no Louvre para não ver a Monalisa? Existe algum lugar mais insalubre do que uma barraca de praia no Nordeste? Ou ainda: por que o Brasil precisa de mais uma obra de Oscar Niemeyer, o veterano arquiteto que deixa um rastro de concreto aonde quer que vá?
Mas falar essas coisas é, no mínimo, tornar-se um chato. Pois Jota Pinto Fernandes, alter ego de Kiko Nogueira, é o chato que vive em cada viajante.
Corajoso e desbocado o suficiente para dizer o que as agências e seu amigo que acabou de chegar de Nova York nunca falarão.
Escrito pelo ex-diretor da revista Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas, da Editora Abril, Confissões de um Turista Profissional é uma leitura para quem quer olhar as lindas fotinhos no celular, na volta daquele pacote inesquecível, e pensar: “E não é que era isso mesmo...?”


Minha Opinião: Kiko Nogueira apresenta nesse livro uma narrativa leve e cheia de humor sobre viagens, coisas que ninguém conta para você sobre os lugares que visita tanto fora quanto dentro do nosso país. É um livro pequeno de 94 páginas, mas o suficiente para você ver os lugares que costuma escutar e tem aquela vontade de visitar ser um lugar um pouco estressante. Outro fato importante é que Kiko Nogueira costuma mostrar muita coisa verdadeira sem perder seu humor.
As crônicas são curtinhas, mas várias delas carregadas de sarcasmo, ironia e piadas, fazendo do livro uma leitura leve. E por ele ser bem curtinho, rapidamente chegamos ao fim. Jota nos mostra as pequenas diferenças entre viajantes, turistas e mochileiros. Gostei dos "esclarecimentos" sobre algumas gafes, o que podemos fazer para curtir melhor os locais que visitamos, os cuidados que temos de ter para não sermos enrolados. E, sim, podemos muito bem pedir um autógrafo se virmos um famoso andando por algum desses lugares, mas claro, não podemos ser histéricos! E use o "portunhol", ele pode te salvar numa conversação.
Boa Sorte para viajar depois de ler esse livro!
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário